terça-feira, 5 de junho de 2012

A delícia de amamentar

Uma das coisas que mais me deixavam ansiosas sobre a maternidade era a amamentação. Como é mágico poder fornecer alimento para um filho, de si mesma! Amamentar é simplesmente uma delícia. Uma integração única entre mãe e filho. Uma sensação de satisfação em alimentar, nutrir: é verdadeiramente uma benção poder gerar uma vida e prolongar esse milagre produzindo alimento. Poder curtir o bebê, olhar de pertinho, analisar seus traços, abraçá-lo contra seu peito, transmitir calma, conforto, se sentir uma super-mulher! Não há sentimento igual. Mas confesso que estes momentos não foram sempre assim. Faz parte de um processo de aprendizagem de mãe e bebê e pode ser doloroso e estressante. Quando nasceu minha primeira filha meu leite veio de uma vez. Claro, por decorrência dos hormônios que se liberam logo que o neném nasce, mas ajudado pela medicação de retração do útero. Foi muito rápido mesmo, em duas horas meios seios pareciam que iam explodir! Me senti o máximo, peitões, leite! Meu bebê vai mamar, que emoção! Mas quando as mamas estão muito cheias o seio fica duro, o mamilo também e o bebê tem dificuldade pra mamar. Ainda tem o fato de que por instinto o bebê procura a mama, sabe que o cheiro do leite é o que ele procura, mas não sabe como fazer para sugar ainda. Bebê e mamãe vão aprendendo como essa "pegada" tem que ser. E aí começa a dor, e com ela o estresse. O bebê não consegue abocanhar direito o mamilo, engole ar, chora com fome, chora de cólica depois, fere o mamilo e aí quem chora é a mamãe. Se o bebê não mama direito a mãe não produz leite suficiente, pois a produção é estimulada pela susção. A mãe começa a se sentir insegura, impotente e se estressa por sentir dor, e por se pressionar a fazer a mamada dar certo.
Então como tudo isso pode se transformar num momento prazeroso? Persistência, mamãe, persistência! Muita paciência e determinação é que farão a diferença. O bico e o mamilo do seio da mãe vão tomando a forma necessária para que a sucção seja mais eficiente, e o o bebê vai crescendo, ganhando experiência na mamada, vai se adaptando a mãe e mamando cada vez melhor. E quando isso vai acontecendo tudo vai melhorando: as cólicas, o volume de leite, a sensação dolorosa e o estresse vai indo embora, porque o sono também melhora. Quando relatei meu desespero à minha médica ela me disse: tome sol! vá a algum lugar onde você possa tomar sol sem nada cobrindo seus seios e tome sol uma vez ao dia, pelo menos. Ahh... eu adoro um top less! Foi a solução pra todos os meus problemas: batia um solão na minha janela bem em cima da minha cama (o vizinho podia ver e eu não tava nem aí! rsrs) os mamilos cicatrizaram, o excesso de leite sai sozinho pelo aquecimento da mama, e ao mesmo tempo, ajuda a produzir mais pelo mesmo motivo. Ainda assim, outras dicas valiosas que me ajudaram e ajudam muito são de sempre dormir quando tiver oportunidade, principalmente no primeiro mês. O bebê mama muito no começo, de duas em duas horas em média, por isso exige bastante energia da mãe. Comer e beber bastante água, sucos... e ficar tranquila. Não se desespere, mama! Vá com calma, sempre! E sempre, sempre filtrar o que os pais, amigos, tios, irmãos, sobrinhos têm a dizer sobre amamentação. TODOS, todos mesmo tem uma opinião sobre isso e quando me sentia insegura, certos conselhos não serviam para nada além de me levarem a intensificar essa sensação. Respirar fundo, seguir meus instintos me ajudaram. Claro que quando se é mãe de primeira viagem tudo é mais dificil e não se tem certeza de nada. Da segunda vez tudo ficou mais fácil pra mim: e menino mama melhor, já me disseram. Parece ser verdade.
Este assunto dá muito pano pra manga. E acho de extrema importância para a maternidade. Pode ser tratado de maneira corriqueira do tipo: "ah, eu não tinha leite.." ou "doía de mais.." ou "eu não tinha paciência, o bebe queria mamar toda hora.." é, já ouvi dessa última também. Há inúmeros recursos e possibilidades para que a mãe tenha sucesso na amamentação. E é tão importante para o filho, pois define muito de sua saúde pra vida inteira. É o maior presente que uma mãe pode ( e deve) dar a seu filho. Só pra começar: meu menino nasceu com 2,8kg. Com um pouco mais de um mês ele estava com 4,460kg! e só com leite do peitinho! quer orgulho maior que esse??

Nenhum comentário:

Postar um comentário