sexta-feira, 18 de maio de 2012

Hora do banho

Ahh, hora do banho! eu adoro essa hora: aquecer o banheiro, colocar uma musiquinha pra relaxar,  escolher uma roupinha daquelas que desde que vc comprou fica namorando (que mãe que não faz isso?) na espera do filhote chegar... Só quem é mãe e vive essa espera sabe como é gostoso este momento. Mas quando minha primeira filha nasceu, entrei em pânico! Mãe de primeira viagem sai da maternidade com um frio na espinha de saber que em casa não haverá enfermeira alguma para ajudar com o banho, ou qualquer outra coisa e ao sinal de uma pequena dúvida, eu já apertava o botãozinho ao lado da cama do hospital, e elas vinham correndo me ajudar. E quando o segundo nasceu, fiz a mesma coisa! Aproveitei cada segundo as queridas enfermeiras!! Mas a hora do banho em casa chegou, e eu imediatamente não sabia o que fazer, esqueci tudo o que me explicaram lá na segura e quentinha marternidade! Minha mãe, fiel escudeira, estava comigo; lóoogico que eu não faria isso sozinha nunca. E melhor ainda, com maridão a tira colo, observando tudo. Legal, primeiro banho em casa foi um sucesso, vovó deu banho, mamãe ajudou. Só olhando. E então veio o segundo banho: eu entrava em pânico! escolhia a roupinha e por pouco não ficava esperando do lado de fora, até minha mãe dizer, "pode entrar já tirei a neném da banheira..." e até ela fazer um mês vovó e papai alternavam nessa hora crítica. Os dias que minha mãe não estava a nenê ficava sem banho! Sorte que eram raros estes dias, vovó fez um plantão lá em casa. Até que a bebê foi crescendo, o medo foi sumindo, a segurança foi aumentando e minha mãe não pôde ir pra casa em certo dia. Aí eu criei coragem e fui dar banho nela sozinha: arrumei tudo na bancada, enchi a banheira, verifiquei a temperatura, chequei os itens, toalha, sabonete, algodão, cotonete, fralda, roupinha... coloquei a nenê na água de frente, só sorrisos, musiquinha pra acalmar... virei de costas, lavando pescoço, perninhas, pezinho... que dia lindo la fora, solzinho, vou levantar a nenê um pouquino pra lavar o bumbum e splash...! enfiei a cara dela na água com tudo! Ela engasgou, tossiu, espirrou, e toda alegria se foi! Foi um chororô sem parar e junto com a água que descia pelo ralo se foi minha confiança. Que péssima mãe eu sou! chorávamos eu e ela, que ficou assustada pelo resto do dia e toda vez que eu a colocava de costas pra dar banho ela esperniava e chorava sem parar.. trauma? não... imagina!
Mas como toda prática leva à melhoria (não vou dizer perfeição, é muita pretensão de minha parte...rsrsrs..) lembro deste e de outros momentos trapalhões com muito bom humor, e não desisto se falhar... só não pode é afogar o neném... o segundo se livrou dessa!
Adoro essa hora! Sempre dou um abraço gostoso e demorado no baby peladinho, pronto pra ir pra água.. e encho de beijinho enquanto ponho a roupinha.
Enfim, bebê cheiroso e calminho. Mamãe realizada e feliz.
Há quem invente moda pra dar banho, e opções é que não faltam. Dias desses achei um site gringo que vende um negócio chamdo Blooming Bath. É uma flor de enfiar dentro da pia. Até que o trem é bem fofinho, mas não conheço ninguém que dá banho em nenem na pia da cozinha...coisa de gringo...rs.

Há também o banho de balde, ou banho no tubo,  que foi desenvolvido pra ser uma espiência que lembre o útero da mãe. Nele, o bebe fica sentado, só com a cabeça pra fora, e a mamãe se encarrega de enfiar as mãozinhas nas laterais pra lavar o bebê. Neste pelo menos não há perigo de virar e bebe e afogá-lo com a cara na água....rsrsrsrsrs.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário